Um relatório da consultoria IDC aponta que o Brasil tem a maior taxa de aplicações de tecnologias de IA da América Latina. As estatísticas mostram que 63% das empresas brasileiras usam aplicações relacionadas à IA, superando em muito a média latino-americana, que é de 47%.
O governo brasileiro está ativamente envolvido na promoção da inovação e adoção de IA por meio de iniciativas-chave como a Estratégia Brasileira de Inteligência Artificial (EBIA), recomendando ações estratégicas em nove eixos temáticos.
Passos concretos incluem a promoção da abertura de dados governamentais, o estabelecimento de sandboxes regulatórios, incentivos a startups tecnológicas atuando nesse campo e investimentos em Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação (PD&I) em áreas de fronteira.
Um exemplo de sucesso nesse sentido é o Programa IA² MCTI. Enquanto a primeira edição focou na aceleração de startups com soluções inovadoras baseadas em Inteligência artificial (IA), desta vez o Programa volta sua atenção à importância de impulsionar a pesquisa e a inovação em todo o país. Assim, ao longo dos próximos 24 meses, 35 projetos de pesquisa de impacto que fazem uso de IA e realizados em 14 diferentes estados passarão por um processo de aceleração tecnológica.
Ao fortalecer a infraestrutura de pesquisa, fomentar a colaboração entre academia e indústria e promover o empreendedorismo tecnológico, o Brasil está pavimentando o caminho para se tornar um líder global em inovação baseada em IA.
O Programa Programa IA² MCTI é executado pela Softex com o apoio do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e da Secretaria de Ciência e Tecnologia para Transformação Digital (Setad), com recursos do Fundo Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (FNDCT).
Quer saber mais sobre o Programa IA² MCTI e os 35 projetos que serão acelerados? Então clique aqui