Sobre
O IA² MCTI é um programa que apoia projetos de tecnologia a desenvolverem soluções com o uso de Inteligência Artificial por meio da Inovação Aberta que poderão ser empregadas em diversos setores do mercado. Com abrangência nacional, o programa cria oportunidades para que pesquisadores e empreendedores realizem o teste de soluções tecnológicas com potenciais clientes e investidores.
Nesta edição, o IA² é realizado com apoio do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) através da Chamada CNPq/SEMPI/MCTI/FNDCT No 54/2022 – “Projeto IA2 para Start-Ups Pró-TIC IA2”. Está sendo executado pela Softex com mais 28 instituições parceiras que atuam no desenvolvimento tecnológico de 35 soluções inovadoras e tecnológicas.
2º edição
Programa que une inteligência artificial + inovação aberta
Nesta edição, o IA² é realizado com apoio do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) através da Chamada CNPq/SEMPI/MCTI/FNDCT No 54/2022 – “Projeto IA2 para Start-Ups Pró-TIC IA2”.
Está sendo executado pela Softex com mais 28 instituições parceiras que atuam no desenvolvimento tecnológico de 35 soluções inovadoras e tecnológicas.
Missão
Apoiar o desenvolvimento de projetos de tecnologia para transformá-los em modelos de negócio baseados em soluções de Inteligência Artificial
Visão
Sermos reconhecidos como a maior iniciativa nacional que fomenta estratégias e políticas públicas com base em Inovação Aberta e tecnologias de Inteligência Artificial.
Valores
Transparência
Postura ética
Responsabilidade social
Inovação
Criatividade
Orientação a resultados
Conheça nossos números
*Dados do ano de 2022
Metodologia
Esta edição se destaca por utilizar uma metodologia inovadora para o acompanhamento dos projetos participantes, o roadmapping, que traz uma abordagem estratégica para o gerenciamento da inovação em produtos, serviços e tecnologias. A metodologia surgiu em parceria da Universidade de São Paulo com a Universidade de Cambridge e já foi aplicada em grandes empresas internacionais e nacionais, como Phillips, Petrobras, Embraer, Tigre, Embrapa e Braskem.
O diferencial desta metodologia é a utilização de uma arquitetura gráfica – o Roadmap – que traz agilidade para o desenvolvimento de estratégias e planos, e também promove a integração e comunicação entre os envolvidos com a inovação.
A jornada do programa tem as seguintes fases:
2023
2024
2023 - 2025
2024 - 2025
Diagnóstico
Capacitação para desenvolvimento das soluções
Aceleração Tecnológica dos Projetos
Inserção no mercado
2023
Diagnóstico
2024
Capacitação para desenvolvimento das soluções
2023 - 2025
Aceleração Tecnológica dos Projetos
2024 - 2025
Inserção no mercado